Bufete Fase

Pressione na imagem para ver o álbum
Morada
R. Santa Catarina, 1147
Local
Porto
Coordenadas
41.15648,-8.604564 (Ver mapa)

Bufete Fase@2011-05-12

A ida a este local de culto foi antecedida de grande preparação. Todos sabíamos que o restaurante é pequeníssimo e geralmente com fila à porta diariamente a partir das 19:30 e até à hora de fecho. Como tal, a Irmandade decidiu fazer desta vez um típico “lanche-ajantarado” nortenho para prevenir qualquer surpresa. Claro que, como já devia ser previsível, há sempre algum imprevisto que faz com que mesmo o plano delineado com mais rigor vá por água abaixo.
Estávamos então às 19:45 à porta do Bufete Fase, ainda com uma mesa disponível, mas sem quorum. Decidimos tentar a nossa sorte e falamos com a D. Filipa, filha do castiço Sr. José, dono do restaurante, pedindo uma mesa (num restaurante que apenas tem 5) para 6 pessoas, mas não para aquele momento, para mais dali a um bocado. Sinceramente, esperava que simpaticamente nos fosse mandar procurar as botas perdidas de Judas. Mas não. Orientou as chegadas e os pedidos para nos atender assim que estivessemos todos. E mesmo quando chegamos todos, consideravelmente depois das primeiras previsões, não podemos dizer que tenhamos esperado muito para nos sentarmos. E mais: com a casa cheia, clientes à porta, conseguimos ficar todos numa mesa só, o que para a dimensão do restaurante, não é nada fácil.
Estava tudo tão sincronizado que 5 minutos depois de nos sentarmos, já fumegavam no nosso prato as famosas, com a característica linguiça no topo e um palito que como o wonderbra da vizinha do lado, mantém tudo no sítio.
Garfada atrás de garfada, o deleite é visível nas faces dos presentes. Finalmente uma Francesinha picante como deve ser. Uma prova concreta de que o todo é muito mais que a mera soma das partes. O recheio, sem invenções, fiambre, queijo, bife, carne assada e linguiça, nada de gourmet ou chic, mas tudo bem saboroso. O pão perfeito, tostado sem ser queimado, sente-se a serra das facas a cortá-lo aos poucos sem nunca ficar empapado. Batata, ora pois, congelada, mas isso é o mesmo que dizer que vais ter um encontro com a Angelina Jolie, só que ela vai com umas sandálias daquelas horríveis à gladiador - quem é que quer saber? O fino é Sagres, mas estava tão geladinho que soube muito bem. E depois é todo aquele ambiente característico e tradicional do Porto, olhar para o Sr. José a cumprir o seu ritual fatia após fatia, Francesinha após Francesinha. E após um dia de trabalho que começa de manhã bem cedo, ainda conseguem entrar em brincadeiras com os últimos clientes do dia, que tiveram a incomum possibilidade de ver o Bufete Fase vazio, mas só porque ia fechar.
Só houve uma coisa má em ir ao Bufete Fase. É que teremos que rodar todas as outras Francesinhas para um dia, já velhinhos, cá voltarmos.

Veredicto: 
Excepcional

Todas as Crónicas

Data Temporada Veredicto
29/12/2016 Temporada 2 Muito Boa
12/05/2011 Temporada 1 Excepcional