Cufra@2011-03-09
Submetido por grão-mestre em Qua, 09/03/2011 - 14:40Desta vez a Irmandade reuniu-se à hora de almoço para apreciar mais uma Francesinha. De registar a ausência do irmão mais novo que por motivos alheios à sua vontade não pode participar em mais uma avaliação. Em contraponto, tivemos a presença de um ilustre convidado.
A Cufra, não necessita de grande apresentação, é um restaurante de renome na cidade de Porto, bastante conhecido pelas suas Francesinhas, bem situado e com um estacionamento privativo.
A escolha da francesinha gerou alguma controvérsia já que o recheio da francesinha especial tinha carne assada em vez de bife. Para manter o rigor ao longo das edições foi decidido que avaliaríamos sempre a francesinha especial independentemente do recheio.
Mas vamos ao que interessa, quando as francesinhas chegaram houve algum espanto nas mesas ao lado. “Que malucos são aqueles que estão a comer francesinha ao almoço mas não trabalham de tarde?” sussurravam alguns. É assim, gostos não se discutem, temos que aceitar que nem todos apreciamos esta bela iguaria.
Embora a Francesinha não tenha desiludido, a carne assada não me convenceu e para mim altera o sabor da francesinha. O molho estava agradável e com uma cor carregada. De salientar o espírito inovador de um nosso irmão que com pequenas incisões com o garfo na francesinha, tentou averiguar se esta técnica, intensificava em cada garfada o sabor do molho. As batatas estavam óptimas especialmente as batatas à inglesa.
Em conclusão devido à tradição do restaurante e à boa qualidade da Francesinha, a Cufra será sempre um local a considerar.